Anúncio adcash

terça-feira, 9 de julho de 2024

Terremoto devastador atinge japão


 **Título:** **Terremoto Devastador Atinge Japão e Deixa Centenas de Feridos**


**Data:** 9 de julho de 2024




Na madrugada desta terça-feira, 9 de julho, um poderoso terremoto de magnitude 7,8 atingiu a costa nordeste do Japão, causando destruição generalizada e deixando centenas de feridos. O tremor, que ocorreu às 2h34 no horário local, teve seu epicentro próximo à cidade de Sendai, na região de Tohoku.


Após o terremoto, as autoridades japonesas emitiram um alerta de tsunami, que levou milhares de pessoas a evacuarem as áreas costeiras. Ondas de até 3 metros foram registradas, mas felizmente recuaram sem causar grandes danos adicionais.


O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, declarou estado de emergência e mobilizou-se como Forças de Autodefesa do Japão para auxiliar nas operações de resgate e socorro. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para salvar vidas e fornecer ajuda às áreas afetadas. A prioridade é garantir a segurança de todos”, afirmou Kishida em um comunicado à imprensa.


Edifícios desabaram, estradas foram destruídas e várias cidades ficaram sem energia elétrica. Os hospitais da região estão sobrecarregados com o número de feridos, e as equipes de resgate estão trabalhando incansavelmente para encontrar sobreviventes sob os escombros.


A Agência Meteorológica do Japão informou que várias réplicas foram registadas nas horas seguintes ao terramoto, algumas com magnitudes superiores a 6,0. A população foi orientada a permanecer em áreas seguras e a seguir as instruções das autoridades locais.


Os líderes mundiais expressam solidariedade ao Japão. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofereceu assistência imediata, enviando equipes de resgate e suprimentos. “Estamos ao lado do povo japonês neste momento difícil e de desempenho tudo o que pudermos para ajudar”, disse Biden.


O secretário-geral da ONU, António Guterres, também manifestou o seu apoio e ressaltou a prontidão das Nações Unidas para oferecer ajuda humanitária. "Estamos liberados com as notícias que chegam do Japão e estamos prontos para prestar toda a assistência necessária", disse Guterres.


O terremoto de hoje é um dos mais fortes que atingiu o Japão desde 2011, quando um terremoto de magnitude 9,0 seguido de um tsunami devastador causou uma tragédia sem precedentes no país.


A comunidade internacional acompanha com atenção o desenvolvimento da situação, enquanto o Japão enfrenta mais uma vez os desafios de reconstrução e cuidado de seus cidadãos após um desastre natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas notícias de hoje 21 de setembro de 2024

  Hoje, no Brasil, destaca-se a estabilidade nos focos de queimadas, com mais de 6.000 pontos ativos, segundo dados do INPE. No cenário inte...